Os lúcidos seguidores

9 de abr. de 2012

Os anos 60 e o blues britânico



 Muddy Waters

            Um dos momentos influenciadores e que serviu como um dos marcos para uma nova revolução no blues, daquela década, foi a apresentação de Muddy Waters em Londres no inicio dos anos 50. E realmente foi um marco, pois dali em diante novas vertentes surgiriam do blues, em especial o Rock. Chuck Berry foi um dos propulsores do rock n’ roll, mas toda sua origem estava no blues. E foi o reconhecimento do blues na Inglaterra que alavancaria uma revolução na história da música ocidental. Logo em seguida viria a surgia um estilo musical chamado de Blues-rock, e esse estilo marcaria uma nova fase da música mundial.

Rolling Stones


                    Bandas como Led Zeppelin, Yardbirds, Cream, Rolling Stones entre outros tiveram suas raízes presas ao Blues elétrico. 

John Mayall


                  A banda John Mayall and the Bluesbreakers foi uma banda recém-surgida no cenário blues britânico, que teve uma grande influência no blues dentro do país. A banda teve pouquíssimos anos de estrada, de 1963 a 1967, voltaria somente décadas depois. John Mayall fundador da banda é considerado por muitos o mais importante e influente no blues britânico na década de 60. O Bluesbreakers foi uma banda que serviu para alavancar grandes nomes que foram muitos importantes para música em ascensão, esses nomes eram: Eric Clapton, que após sair da banda formaria o Cream, Peter Green, que saiu do grupo e foi ser compositor e líder do Fleetwood Mac e Mick Taylor, que foi chamado para ser guitarrista do Rolling Stones.

                   A frase pintada em spray "clapton é deus" em uma das paredes do metrô de Londres nos anos 60, ficou famosa e posteriormente alguém viria a fotografar, essa não foi a única pixação com os dizeres, mas foi a que ficou mais conhecida.

Cartaz de divulgação


            No começo dos anos 60 grandes nomes do blues começaram a ser referência direta. Em 1963 o blues teria o seu auge com o festival Newport Folk, onde houve a apresentação de nomes consagrados do estilo. E dai em diante todas as bandas provenientes do rock e do blues começaram a regravar clássicos do blues. Led Zeppelin no seu primeiro álbum gravou uma série de composições de Willie Dixon, só que colocaram como se fossem de autoria própria deles, e isso causou uma longa briga na justiça, até eles reconhecerem Willie como o compositor.

            A américa não escapou dos efeitos do Blues. Artistas como Janis Joplin, Jimi Hendrix, Bob Dylan, The Doors e outros nomes, fizeram estilos próprios tendo como base o Blues.

Nenhum comentário: