Hoje vou falar um pouco sobre
como as propagandas são enganosas e também como as marcas te
manipulam.
Para começar a falar sobre o
assunto, vou citar um exemplo clássico, que eu acredito que a maioria da pessoas já passou.
Quando você vai ao shopping
morrendo de fome e olha aqueles sanduíches lindos e maravilhosos,
com aquelas camadas bem divididas e aquele pão super fofo, e acaba
comprando baseado direta ou indiretamente naquilo que você vê e
quando chega o produto, você se decepciona. Nesse momento você se
dar conta de que o produto ofertado é bem diferente do produto
final. Esse é só um exemplo clássico de como as propagandas nos
enganam.
Ainda falando sobre os
sanduíches, o Mc Donald's fez um vídeo mostrando parte do processo
para criar essas fotos e o motivo que tanto nos perturba, por que a
foto é diferente do real?
As empresas em geral querem
vender suas qualidades, e por isso sempre enobrecem os seus produtos,
exaltando muitas vezes de forma exacerbada aquilo que eles querem vender, dando uma
ideia de perfeição, por isso muitas vezes nos decepcionamos.
Mas a manipulação na
propaganda não se limita somente a isso, existem manipulações de forma
inconsciente, como no caso das cores, é comum as empresas usarem de
uma cor específica para conseguirem alguns objetivos.
Dois exemplos de cores e a
forma como interagem na publicidade:
VERMELHO: Esta é a cor
própria dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor;
também é a cor de todas as paixões, do amor ao ódio; é a cor dos
reis e do socialismo, da alegria e do perigo; era usado pelos
imperadores romanos e pode evocar a guerra e o mau. Assim, simboliza
sensualidade, calor, agressividade, sangue, fogo, revolução, ação,
paixão, força, desconfiança, destruição, crueldade e raiva.
Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em
anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e
de ginástica.
VIOLETA: Transmite calma,
dignidade, estima, valor, roubo, afetividade, miséria, calma, poder sonífero.
A ancoragem de preços
Para uma empresa vender um
produto novo no mercado, ela precisa provar o consumidor que aquele o
valor daquele produto é algo aceitável. É nesse momento que a
empresa cria uma ancoragem para consumidor, que nada mais é que uma
referência de preço, para o cliente se basear e deduzir se aquele
produto é caro ou não.
Uma empresa cria três
modelos de computador, o primeiro custa mil reais, o segundo custa
dois mil e o terceiro custa quatro mil. Se você usa como referência
o terceiro computador, você vai achar o segundo muito barato. E
é em um conceito semelhante a esse que muitas empresas ou até mesmo um conjunto de empresas que ditam
o mercado, criam preços ancoras para que você se baseie neles.
Se você vê pela primeira vez um DVD por trezentos reais, você a partir daquele momento usará esse valor como referência, para todos os outros que você vê.
Se você vê pela primeira vez um DVD por trezentos reais, você a partir daquele momento usará esse valor como referência, para todos os outros que você vê.
O photoshop é o clássico na propaganda, é nele que são feitas edições impressas. E nele também que são feitas algumas aberrações, quando se tenta modificar além da conta. Então por mais que você tente se maquiar, acredito que nunca ficará igual a foto da propaganda.
Nesse site você vai encontrar erros grotesco, de fotos publicitárias, feitas no Photoshop:
http://www.psdisasters.com/Abaixo segue um vídeo do NERDOLOGIA, no qual eles explicam um pouco de como as marcas te manipulam.
Espero que tenham gostado, qualquer crítica nos comentários.
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